terça-feira, 8 de junho de 2010

Temos necessidade de conversão


O Profeta Miqueias nos convida a têr uma espiritualidade com três dimenções: e cada componente tem que ver com uma converção diferente e necessária na nossa vida:

Podemos começar com a frase:

caminar humildemente com o Teu Deus: é o que podemos chamar converção religiosa, converção pessoal... a Deus que me ama infinitamente...

• Depois a frase do meio: ames a misericórdia. Ter: olhos abertos, coração sensível e mão disponível. Misericórdia é ter coração solidário ante a miséria humana. Se tratta de uma converção que nasce da relação interpessoal. Converção ao necessitado, ao pobre, al orfão, a viúva... por usar categorias biblicas. O rosto do pobre me interpela... o samaritano vê o sofrimento do outro, vê sua vulnerabilidade e identifica-se com o outro. “Encheu-se de compaixão”. Ele auxilia eficazmente o ferido, transportando-o e cuidando dele.

que pratiques a justiça: le podriamos chamar converção política, que se preocupa pela giustiça. Aferma Bento XVI na Encíclica Caridade na verdade: “A caridade supera a justiça, ... mas a justiça é inseparável da caridade, é-lhe intrínseca” (CV, 6). As pessoas tem que receber o necessário não apenas por amor, mas também por justiça.

A sociedade cada vez mais globalizada nos torna vizinhos, mas não nos faz irmãos...

Sem comentários:

Enviar um comentário